quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma lição de vida.....pessoas com alguma deficiência que praticam surf e jovens de comunidades que fazem filme, hoje na gravação do "Buzão" da TV.

Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Marilda Borges


Buzo e Paulinha, uma das diretoras do filme "Aloha"


Alessandro Buzo.....o "Buzão"

Nesta quinta (17/06/2010), estivemos no Guarujá, gravação do quadro "Buzão - Circular Periferico" pro Programa Manos e Minas da TV Cultura.
Duas coisas que vivemos hoje foi marcante, acompanhamos um dia de filmagem do filme "ALOHA" que trata de Surf Adaptado....adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência.
Foi uma lição de vida ver pessoas (um cego, um paraplegico, outro com pouca mobilidade devido a um tiro)..........ver essas pessoas surfando.
O mar é um desafio pra qualquer um, com ele não se brinca. Imagina agora uma pessoa que não enxerga, surfando, foi pra mim uma coisa surpreendente. Grande Val, grande lição de vida.
Também o Rogério Careca que é paraplegico e tem uma escolinha de surf, dirige seu carro e mais, ele surfa.
Quem vê o Henrique andando de muletas, dificuldades de ser locomover em terra, devido a um tiro, ver ele na agua, pegando onda......
E um ex-campeão de surf, badalado, com diversos patrocinios, que viajava o mundo surfando e depois de um acidente no mar, justamente surfando, se torna tetraplegico a 19 anos atrás e hoje só mexe do pescoço pra cima e não perdeu o amor a vida e nem muito menos ao surf: - Não caio no mar a 19 anos, mas antes disso peguei onda por 20 anos.
Essas hitsórias de vida impressionaram e deram força para seguir na batalha que é a vida, eles eram "personagens" do filme "ALOHA" que estava sendo gravado na Praia do Pereque.
Mas além deles, nossos personagens do quadro eram os jovens que produziam o filme, eles são de comunidades de Santos e Guarujá e fazem parte da OFICINA QUERÔ que nasceu após o longa metragem QUERÔ e tinha o intuito de dar uma continuidade para os jovens que participaram do elenco do filme. Isso hoje é uma realidade.
Os dois diretores de "Aloha" são jovens, Paulinha e Nildo tem 20, 21 anos.....e no caso de Nildo que foi ator do filme "Querô", Aloha é seu quarto trabalho como diretor, pra Paulinha como diretora é a primeira vez, toda equipe são de jovens das oficinas, eles fazem tudo, roteiro, captação de recursos, produção etc.....
Ver esses jovens sem limites marcou também nosso dia, além dos personagens, enfim....um dia de superação, de ver que "é possível" quando se tem muita força de vontade.
O quadro com certeza vai ser loko, imagens e depoimentos importantes, mas sem duvida a força interna que esse dia me trouxe, não tem preço.
Parabéns a todos que fazem parte da OFICINA QUERÔ, continuem sonhando alto.
E os surfistas do surf adaptado, obrigado pela lição de vida e superação que me deram hoje, não só eu (Buzo), mas a minha equipe, Toni Nogueira, Marilda Borges e Xantilee.
Hoje foi um dia especial..........
Um pouco do que vimos e vivemos você confere em breve no Programa Manos e Minas da TV Cultura, no quadro "Buzão - Circular Periferico"

Alessandro Buzo
www.buzo.com.br
www.buzaotv.blogspot.com


Bi campeão brasileiro de surf, grande figura.


Essa jovem deu um dos principais depoimentos, de como ela "sozinha" foi atrás do sonho de fazer parte da OFICINA QUERÔ, tentou levar os amigos juntos, eles não quiseram ela seguiu....




Exemplo de vida, ex-campeão, tetraplegico a 19 anos, não perdeu o amor a vida e nem ao surf


Joca fez a ponte entre o "Querô" e o nosso quadro.....


Pessoas importantes nessa história


Oficina Querô, jovens de comunidade atrás das câmeras, na direção e em todas funções do filme "Aloha"


Histórias de superação


Dentro da Kombi rolava uma cena do filme "Aloha"


Buzo e Rogério Careca


Toni e Xantilee na missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário